Analise de Riscos

August 18, 2011

Pessoas assumem riscos todos os dias. Mas esses riscos fazem parte de um processo de decisão consciente? Será que as pessoas compreendem os fatores que as fazem se arriscar mais ou menos? Será que eles pesam o risco contra o benefício em cada situação? Como consultores, vemos clientes fazendo planos financeiros e de sucessão e decisões relativas à proteção de ativos sem pensar racionalmente sobre os riscos, benefícios e o processo de tomada de decisão.

 

O simples exercício de pensar em como fazemos nossas escolhas e compreender o que nos leva a correr riscos desnecessários pode nos ajudar a tomar melhores decisões em nosso dia-a-dia.


Idealmente, as pessoas devem olhar para um investimento e comparar seu risco versus o benefício potencial. Se o benefício compensa o risco e este é aceitável, então a ação deve ser tomada. A realidade tem demonstrado que esta abordagem lógica costuma falhar devido a uma incapacidade das pessoas em avaliar adequadamente o risco ou o benefício. Há muitas razões para isto acontecer, sendo as mais comuns:
1 - A complexidade dos problemas
 

Os problemas que enfrentamos são cada vez mais complexos. Muitas pessoas não têm a capacidade de visualizar sozinhas todas as possíveis consequências. De nossas finanças pessoais à gestão das nossas empresas, o número de variáveis é muito grande para uma pessoa entender e avaliar sozinha. Isso cria deficiências sobre a análise de riscos e benefícios.


2 - Aclimatados ao Risco
 

Só porque um investimento funcionou sem uma falha catastrófica não significa que foi a ação correta. O sucesso de um investimento faz com que a pessoa se arrisque ainda mais sem pensar nas consequências. Vemos isso com muita frequência no mundo das finanças. O investimento em uma empresa pode gerar um lucro pontual, momentâneo, que leve o investidor a seguir investindo nessa empresa mesmo sem ter um conhecimento completo dos seus negócios e das armadilhas que possam estar reservadas para ela no futuro.
 

3 - Fé em dispositivos de backup ou sistemas de segurança
 

Ter uma rede de segurança é importante, mas não servir como incentivo para se assumir riscos desnecessários. O fato de você ter antivírus em seu computador não significa que você não deva tomar as precauções pertinentes na abertura de seus e-mails. As pessoas parecem ter uma grande fé em sistemas de segurança sem pensar sobre o seu potencial de falhar e deixá-las expostas.
 

4 – Divulgação de boas notícias e falta de conhecimento sobre as más


Os meios de comunicação, seus amigos e muitos livros falam sobre o sucesso de outros. Para cada uma dessas boas notícias, são numerosas as histórias de fracassos. As pessoas veem os outros ganhando dinheiro e pensam que "não há como perder", quando a verdade é que muitos perderam, mas simplesmente não publicaram ou não falaram sobre o assunto.


5 - Efeito de Rebanho


Todo mundo está fazendo, então deve estar certo. Este raciocínio, conhecido como efeito de rebanho, é extremamente relevante atualmente no Brasil, assim como o foi na bolha imobiliária nos Estados Unidos. Ele faz bolhas se perpetuarem, seguindo a lógica de que quando estamos correndo risco em conjunto com outros , tudo parece mais seguro.

No planejamento dos aspectos financeiros das nossas vidas é importante pensar nos riscos que estamos dispostos a correr. Pensar no potencial de retorno sobre os riscos assumidos. Pense também nas consequências relacionadas aos riscos potenciais. Devemos estar conscientes dos fatores acima e de como eles influenciam a nossa capacidade de analisar e interpretar os riscos em nossas vidas. Isto certamente nos ajudará a tomar melhores decisões.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Pensar em investimentos offshore começa com uma simples certeza; Nada nas leis brasileiras proíbe que os brasileiros abram uma conta bancária no exter...

Basico Sobre Contas Offshore

August 5, 2019

1/3
Please reload

Posts Recentes

December 5, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn Social Icon